O conceito SINERGIA

Trechos do livro "Sinergia Fator de Sucesso nas Realizações Humanas". Autor: Antônio Sérgio Lins de Carvalho. Editora: Elsevier Campus. Como garantir que o trabalho conjunto produza um resultado sempre superior à soma dos esforços em separado? O livro aborda os cuidados para estimular, desenvolver, manter a sinergia e capitalizar o conhecimento que vai sendo adquirido no processo sinergístico.

25 novembro 2005

Poposta do Livro

Quando ocorre um encantamento na troca mútua de experiências, amplificando o valor de tudo que realizamos em conjunto, vivenciamos a sinergia. Esta valorização crescerá na proporção em que aumentar a reciprocidade do respeito e da confiança, envolvendo pessoas numa busca pela realização de aspirações e planos futuros.


O que pode ser feito para, estimular e desenvolver o encantamento, visando manter um trabalho conjunto eficaz e eficiente? Como garantir que o resultado deste trabalho seja sempre superior à soma dos esforços em separado?


Este livro aborda os cuidados para estimular, desenvolver e manter a sinergia, capitalizando o conhecimento que vai sendo adquirido em processos sinergísticos que podem ocorrer num escopo interpessoal, interdepartamental e interorganizacional.


Seja qual for o escopo, para conquistar e manter a sinergia, não bastam experiência, competência, conhecimento. Há que existir um comportamento baseado em valores criados pela observância e exercício de virtudes, criando as condições básicas para uma parceria, na qual a força da sinergia será tão maior quanto mais existirem confiança mútua e espírito de colaboração.


A confiança ativa talentos e possibilita que pessoas alcancem elevados níveis de performance, explicando o sucesso de algumas equipes em projetos onde predecessores fracassaram. Colaboração depende da confiança despertada e da disposição de cada um em dar apoio ao outro na realização de seus projetos.


Quando amigos resolvem montar um negócio em conjunto, a confiança é motivada pela mútua iniciativa e a comprovação de competências para realização de atividades de interesse comum. A colaboração acontece com a ética no exercício destas competências para a obtenção de resultados mutuamente vantajosos.